21 de setembro de 2012

SETEMBRO-MÊS DA BÍBLIA

O mês de setembro é tradicionalmente conhecido como o mês da Bíblia. São milhares de encontros, cursos, palestras sobre este tema. A presença da bíblia é realçada nas comunidades e nos encontros litúrgicos. Tudo isto para nos mostrar que sua mensagem é sempre nova e atual.

Bíblia é Deus caminhando com os homens, pois a Bíblia nos mostra Deus caminhando com o homem ao longo de toda a história - pela sua presença se transforma em "história da salvação".

Deus falando e criando: Faça-se a luz ... Brilhem os astros, o sol, a lua, as estrelas... Surjam as plantas... Nasçam os animais. E - no fim - façamos o homem. E que ele reine sobre toda a terra.-.." É Deus ensinando-nos na Bíblia entre a clareza da verdade e a sombra das figuras, tudo o que se refere ao destino do homem, a sua dignidade, a sua Liberdade, sua convocação para construir o mundo, continuando a obra de Deus.

E, depois, Deus chamando Abraão e fazendo-o pai de um grande povo. Guiando este povo com carinho, apesar de suas repetidas infidelidades, através de todos os acontecimentos da história: as doze tribos, a escravidão do Egito, a vocação de Moisés, o caminho pelo deserto, a aliança de Deus com o seu povo, a terra da promissão, os juizes, os reis, os profetas. e a divisão do povo, o exílio, a volta, a reconstrução do templo e as lutas até o domínio grego e romano.

E, junto com tudo isto, o culto de Deus; a liturgia do templo, o cântico dos salmos, a sabedoria dos grandes escritores que escutaram a voz de Deus. E, em tudo isto, manifestando-se "a divina condescendência", pela qual Ele permitiu que a Majestade de sua simplicidade se multiplicasse em todas as formas da linguagem e do estilo dos homens, para traduzir, a mensagem apropriada para cada lugar e cada época .
E, depois, toda a riqueza do Novo Testamento, sobretudo, no Evangelho, que é o coração da Bíblia, fazendo-se homem e vivendo em nosso mundo. entre a pobreza de Belém o despojamento absoluto do calvário.

E sua doutrina: Jamais ninguém falou como Ele"! E a bondade: "Vinde a mim, todos vós que sofreis e estais oprimidos !" E a misericórdia: "Mulher, ninguém te condenou? Nem Eu te condeno: Vai e não peques mais!"
E a cruz, e a morte, a sepultura, e a vitória sobre a morte! E a vida nova que por sua ressurreição ele trouxe ao mundo. O Reino de Deus anunciado, agora inaugurado, crescendo.

Como cresce a planta nascida de uma semente pequenina. E os Atos dos Apóstolos...
O nascer da Igreja... As primeiras lutas, a incompreensão que o Evangelho suscita no mundo pagão. E a sabedoria das cartas de São Paulo, a doutrina pastoral de Pedro, e os demais livros. Até as misteriosas luzes do Apocalipse.

É a história, que no princípio, era a história de um povo e que se torna a história do mundo inteiro, convidado a pertencer ao Novo Povo de Deus. Com este povo Deus caminha, como o descobrimos, lendo a Bíblia. Caminha hoje conosco. Como caminhou com o povo antigo. E quem caminha com Deus não erra o caminho, nem perde a esperança: " Senhor, tua palavra é lâmpada para os meus passos, uma luz no meu caminho ", como se canta nos salmos (Sl 118, 105).

O mundo encontrará seu caminho, se acolher a Palavra de Deus.
Ela não lhe ditará receitas prontas para cada situação; mas dará sabedoria para analisar os problemas e confiança em Deus, para resolvê-los, porque Deus caminha com a gente. É bom guardar estes três avisos:

a) Ler a Bíblia como se estivéssemos lendo uma carta de Deus, pois é para nós que Ele escreveu .
b) Ler a Bíblia sob a orientação da Igreja. ..Como filhos a quem a Mãe ensina a bem entender o que estão lendo. ..
c) Acompanhar a leitura da Bíblia com a oração. Porque, Assim se estabelece um proveitoso diálogo: Deus falando a nós pela Bíblia; nós falando a Ele pela voz da oração " (Santo Ambrósio}.

Por Pe. Lucas de Paula Almeida - Belo Horizonte (MG)

POSTAGEM DE 2011

3 comentários:

Unknown disse...

Oi amada! Senti sua falta lá no blog! Como vc está? Obrigada pela visita e carinho! òtima semana pra vc! Ah, como foi o dia do catequista pra vc♠3 bjo no ♥!

Jonathan Cruz disse...

GRANDE POSTAGEM, ME AJUDARÁ BASTANTE NESTE MÊS.

Ivani Alves disse...

Que bom que você gostou Jonathan. Me ajudará bastante também com a crisma.